Santuário Nossa Senhora da Agonia
  •  Av. N. Sra. da Agonia, s/n – Bairro N. Senhora da Agonia - CEP 37500-970
  • Itajubá-MG - Tel: (35) 3623-2512 – E-mail: pascom@nsagonia.com.br

Novena

Novena em Louvor a Nossa Senhora da Agonia

A Novena é um tempo forte de oração, em que durante nove dias suplicamos ou elevamos nossa ação de graças a Deus.

Os devotos de Maria celebram, com muita confiança e fervor, as novenas de suas festividades. E, durante elas, a Santíssima Virgem lhes dispensa, com muito amor, graças inúmeras e especialíssimas.

  • Nesse período de oração mais intensa, devemos nos esforçar para aprofundarmos a nossa vida cristã com uma decisão pessoal de conversão, vivendo a verdadeira caridade, não só dentro de nossas famílias, como também na comunidade e no nosso ambiente de trabalho.
  • A Novena deve nos levar à Comunhão freqüente, se possível diária, pois nada existe de mais agradável e precioso aos olhos da Santíssima Virgem, do que ver seus filhos recebendo dignamente Jesus, através da Santa Eucaristia, que é o centro e a fonte da graça.
  • Nesse esforço de conversão, durante a Novena, é muito importante assumir o propósito de se corrigir de algum defeito mais acentuado, pedindo perdão a Deus das culpas passadas e procurando o sacramento da Confissão.
  • Deve-se também, durante este tempo de oração, impor-se alguma mortificação exterior, como jejum ou abstinência. São muito importantes também as mortificações interiores, tais como abster-se de ver e ouvir curiosidades, servir-se da prática de retiro, de silêncio, de obediência, evitar a impaciência nas respostas, suportar as contrariedades e outros exercícios piedosos.
  • Será muito agradável a Deus, se durante esses nove dias, nos aprofundarmos na imitação das virtudes de Maria, tais como a pureza, a humildade, a caridade, a obediência, o desapego das coisas do mundo, procurando viver, a cada dia, a santidade.

1º»

2º»

3º»

4º»

5º»

6º»

7º»

8º»

Mensagem

Viver confiadamente o momento presente – “Como estou presente em cada momento do teu dia (…), já não estás sozinho: tens sempre contigo a Mãe que te conduz pela mão, que te aperta ao seu Coração Imaculado.

Tudo o que te sucede é disposto por Mim para o teu bem. Aprende a confiar, cada vez mais, só em Mim.

Também os momentos de treva, de sofrimento, de incompreensão são por Mim predispostos para que possas crescer e tornar-te forte no caminho da perfeita Consagração a Mim.

Aprende, meu filho, a ver-Me até na escuridão, aprende a sentir-Me presente mesmo no abandono, aprende a fazer tudo comigo, em Mim. Entrega-te todo completamente a Mim em cada momento.

O teu passado já não existe. Agora vejo-te só no meu Coração, és meu. Dá-Me, com generosidade, o momento presente. Só conto com ele porque posso usá-lo para a realização dos meus desígnios.

Oh, se todos os Sacerdotes e fiéis do meu Movimento soubessem quanto preciso deles! Que Me ofereçam cada momento da sua existência com perfeito abandono, para que dele possa dispor à minha vontade.

Tendo-se consagrado a Mim, pertencem-Me. São meus. Se são meus, já não podem pertencer a si próprios, já não podem possuir nada que não seja Eu mesma. Por que pensam no passado? Por que fazem projetos para o futuro? (…)”.

(Retirado do livro “Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora”, em 11 de fevereiro de 1974 – Festa de Nossa Senhora de Lourdes)

 

Eis-me diante de Vós, ó Santa Mãe de Deus, Mãe Fortíssima que Vos comprazeis em ser invocada como a SENHORA DA AGONIA.

Convosco me coloco aos pés da Cruz, onde Jesus, com Suas palavras divinas, nos estertores da morte, fez de Vós o nosso último dom: – “EIS TUA MÃE”.

Não posso esquecer jamais esse dom precioso. Sois minha Mãe, minha Mãe Querida, e bem sabeis o motivo que me leva a começar hoje essa novena de orações. Conheceis minhas necessidades, minhas misérias e humilhações, meus medos e angústias; vinde então depressa em meu socorro!

Vinde também em meu auxilio, ó Santo Apóstolo João, pequeno e corajoso discípulo, amigo sincero de Jesus, que não O traístes, nem O negastes, nem fugistes como os outros, mas estivestes com Maria aos pés de Sua Cruz. Ó discípulo predileto, dignai-Vos rezar, juntamente comigo, estes nove dias e ensinai-me a abrir as portas do meu coração e do meu lar a esta Santa Mãe, que quer ensinar-nos a fazer a vontade de Deus, mostrando-nos que os planos divinos são sempre mais belos e perfeitos que os nossos próprios. Por isso, Poderosa Rainha, renuncio a minha vontade e dou-a inteiramente a Vós.

Ó Senhora da Agonia, sabendo que são muitos os que têm recorrido a Vós com confiança e têm sido por Vós beneficiados, sinto em mim uma nova esperança, um forte desejo de invocar Vosso socorro, e uma certeza de que não serei eu, a única criatura a ser por Vós desamparada.

Nossa Senhora da Agonia, eu confio em Vós!  

(Ave-Maria e 3 x Glória)

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5

 

Eu Vos saúdo Santíssima Virgem, Rainha dos Mártires, Senhora da Agonia.

Que os Anjos do Paraíso, os Santos Apóstolos e todos os Mártires, por mim, louvem e agradeçam a Deus que Vos constituiu Refúgio dos Perdidos e Esperança dos Miseráveis, dando, assim, até aos mais desesperados a esperança de salvação.

Ó Senhora da Agonia, Vós quisestes demonstrar o imenso anseio que tendes em socorrer os mais degradados pecadores, quando escolhestes para edificar o Vosso templo em Portugal, o antigo Morro da Forca, que tal como o Calvário, servia para supliciar os condenados à pena de morte. E, de lá do Vosso trono, exercendo Vosso ofício de Advogada dos Pecadores, abristes o Vosso dulcíssimo coração à dor de todos os Vossos filhos. Que sobre mim também repouse o olhar da Vossa misericórdia! Não digais que minha causa é muito difícil de ganhar, pois sei que Deus sempre ouve a Vossa oração, porque Vos quis junto de Seu Filho, unida a Ele para sempre.

Eu me entrego a Vós, na confiança de que não ficarei decepcionado (a) em minha súplica.

Nossa Senhora da Agonia, rogai por nós!

Ave-Maria e 3 x Glória

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5

 

Eu Vos saúdo, Mãe Dolorosa, Alívio dos Aflitos, Senhora da Agonia.

Sejam benditas, ó Estrela do Mar, as Vossas mãos que alcançam de Deus e distribuem aos homens tantas graças, milagres e prodígios em benefício da salvação do mundo.

Vós que, em terra de pescadores, sois a protetora dos que vivem a desbravar o mar, tomai também o leme do barco da minha vida que está a assoprar. Vós sois a ajuda poderosa, que Deus oferece a toda a humanidade, a fim de levá-la a retomar o caminho do bem, da verdade e do amor.

Abandono-me, então, às correntes da Vossa misericórdia, abro-Vos o meu coração e em meio às fadigas, ao tumulto e às lutas de minha vida, eu busco-Vos, chamo-Vos e rogo-Vos que me alcanceis a graça de que tanto necessito.

Nossa Senhora da Agonia, socorrei-me sem demora!

Ave-Maria e 3 x Glória

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5

 

Eu Vos saúdo, Mãe das Angústias, Virgem Poderosa, Senhora da Agonia.

Que Vos bendiga toda a multidão de Vossos devotos da terra inteira, que bem sabem do poder que Deus deu a Vós, Mãe de Misericórdia, para cuidar da nossa salvação.

Ó Senhora da Agonia, Vós que, no meio da noite escura, dáveis no Vosso monte, um sinal de luz, mostrando a direção da terra firme aos náufragos, que sem nada enxergar, tentavam sair das águas salgadas do abismo, resplandecei também para mim. Deixai que a Vossa claridade penetre agora as minhas trevas. Tornai viva a luz da Vossa presença.

Coloco minha vida em Vossas mãos e, na escuridão da noite em que me encontro, ergo os meus braços para Vós, buscando-Vos, chamando-Vos e rogando-Vos que me alcanceis a graça que tanto espero.

Nossa Senhora da Agonia, eu me entrego confiante a Vós!

Ave-Maria e 3 x Glória

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5

 

Eu Vos saúdo, Mãe do Criador, Virgem digna de todo o louvor, Senhora da Agonia.

Seja sempre exaltada a infinita bondade de Deus, que Vos constituiu a Tesoureira de Seus Bens e a Despenseira de Suas Graças, para que pudésseis ajudar Vossos filhos a entrarem no caminho estreito que leva à salvação.

Ó Senhora da Agonia, Vós, com este título, ficastes por quase dois séculos reinando somente em Portugal, dignando-Vos depois, trazer Vosso trono também para o Brasil. Da cidade de Itajubá levantastes então, a Vossa voz poderosa para chamar de todos os pontos do país os Vossos filhos e devotos para Vos construírem um Santuário. Ó Senhora de Todos os Povos, eu escuto Vosso chamado e acredito nos Vossos convites, acolho as Vossas mensagens e olho para os Vossos sinais.

Sei que quereis me consolar, por isso, na angústia em que me encontro, dobro meus joelhos, buscando-Vos, chamando-Vos e rogando-Vos para que me alcanceis a graça que tanto almejo.

Nossa Senhora da Agonia, ajudai-me sem demora!

Ave-Maria e 3 x Glória

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5

 

Eu Vos saúdo, Mãe da Solidão, Refúgio dos Abandonados, Senhora da Agonia.

Sejam benditas as Vossas vitórias, Rainha elevada ao Céu; que todos os povos Vos proclamem Bem-Aventurada, porque o Senhor fez em Vós maravilhas!

Ó Rainha dos Mártires, Vós tivestes o título de “Soledade” trocado por “Agonia” pelos navegantes portugueses que Vos rogavam agoniados do alto-mar, para que conseguissem ultrapassar a barreira das ondas terríveis das tempestades do oceano e chegassem vivos à terra. Mas agora, atravessando o Atlântico, (ó mistério insondável) viestes com o nome de Nossa Senhora da Agonia para uma terra, cuja padroeira é Nossa Senhora da Soledade.

Entrego-me à força deste mistério e deposito o meu futuro em Vossas mãos. Ajudai-me a vencer as barreiras que o meu próprio egoísmo e falta de confiança ergueram e que me impedem de chegar ao porto seguro da salvação que é Jesus.

Levanto meus olhos para Vós, Senhora dos Mares, e no meio das tempestades que estão me submergindo eu busco-Vos, chamo-Vos e rogo-Vos que me alcanceis a graça de que tanto preciso.

Nossa Senhora da Agonia, vinde em meu auxílio!

Ave-Maria e 3 x Glória

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5

 

Eu Vos saúdo, Rainha das Vitórias, Socorro dos Cristãos, Senhora da Agonia.

Bendito seja Deus que concedeu a Vós um tão grande poder sobre os demônios, que estes temem mais um só de Vossos suspiros em favor de uma pessoa do que a oração de todos os santos.

Suspirai por mim, ó Senhora da Agonia! Vós, que surgistes em nossos dias com o poder deste Vosso título, triunfando sobre a potestade inimiga e subjugando-a sob o Vosso Nome, dissipai suas tramas infernais e guardai-me em Vosso Coração Imaculado.

Coloco em Vós toda minha confiança, ó Refúgio dos Pecadores. Tende compaixão de mim, livrai minha alma da opressão causada pelo peso dos meus pecados. No meio das tribulações em que me encontro, eu busco-Vos, chamo-Vos e rogo-Vos para que me alcanceis a graça que insistentemente Vos peço.

Nossa Senhora da Agonia, sede meu refúgio e proteção!

Ave-Maria e 3 x Glória

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5

 

Eu Vos saúdo Maria, Porta da Vida, Mãe de Todas as Graças, Senhora da Agonia.

Salve, Mãe de Piedade, minha Mãe Amada. Mil graças rendo a Deus, que criou em Vós um verdadeiro e vivo coração de mãe que transborda continuamente de amor e de dor por seus filhos.

Ó Senhora da Agonia, Vossos filhos quiseram construir para Vós uma igreja num outro lugar, que não aquele escolhido por Deus, desde todo sempre, para que ali fosse edificado um Santuário em Vossa honra. Mas Vós, ó Mãe Paciente, chamastes a atenção das pessoas para aquele Monte Santo, do qual estais hoje a espalhar por toda parte os tesouros da misericórdia divina.

Colocai-me também entre os filhos de Vossa predileção, ó Virgem Fiel; inclinai-Vos para mim com paciência e bondade. Levantai-me para que eu possa caminhar sem medo, pois é com confiança que eu busco-Vos, chamo-Vos e rogo-Vos que me alcanceis a graça de que tanto necessito.

Nossa Senhora da Agonia, compadecei-Vos de mim!

Ave-Maria e 3 x Glória

9º»  

Ó Virgem Imaculada e Bendita, Santíssima Virgem Maria, Senhora da Agonia, é com o coração cheio de confiança e a alma compenetrada da mais viva gratidão que hoje encerro a minha novena, na qual ergui a Vós minhas súplicas, comuniquei a Vós meus segredos, contei a Vós as minhas desventuras e descobri diante de Vós as minhas chagas.

Dou graças ao meu Deus que me fez compreender que aquele que recorreu a Vós já pode ter a certeza de ter sido atendido.

Por Vossas preces, ó Mãe Clemente, a graça do Senhor me visitou. Feliz a casa onde entra a Mãe de Deus!

Quero agora celebrar-Vos por toda a parte e ver-Vos amada pelo mundo inteiro. Quero ainda, de modo muito especial, entregar-me ao Vosso serviço. Recebei-me no número dos Vossos devotos. À Vossa soberania consagro o meu passado, presente e futuro. Governai-me, assisti-me em todas as minhas ações, palavras e pensamentos, para que eu nunca mais ofenda a Jesus.

Ó minha Rainha e minha Mãe, não deixeis de volver os Vossos olhos misericordiosos sobre todos aqueles que Deus me deu ao longo da minha vida, sobre a nossa Nação e sobre toda a Santa Igreja.

Ficai sempre comigo e não me abandoneis na hora da minha morte. Amém.

Nossa Senhora da Agonia, eu me consagro a Vós!

Ave-Maria e 3 x Glória

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5